sábado, 17 de abril de 2010

Spaghetti Western

Os críticos de Cinema Amercicano apelidaram os Faroestes Italianos de Spaghetti Westerns, o termo Spaghetti foi atribuído como um sinônimo para Italiano. Cineastas Italianos utilizavam estes Faroestes, para representar e transmitir ao público a mitologia e o realismo dos Faroestes que haviam visto durante a década de 30 e 40.

No início de 1961, os Italianos estavam produzindo imitações dos filmes "clássicos" de Faroeste Hollywoodiano. Estes filmes apresentavam estrelas como Richard Basehort, Rod Cameron, Gordon Scott, Edmund Purdom, entre outros. Até o ano de 1964 , estes filmes eram apresentados como "Filmes B" de Faroeste, filmados na Europa.

Foi durante a década de 60 que Sergio Leone, junto com o astro Clint Eastwood, com o compositor Ennio Morricone e o cineasta Massimo Dallamano, criaram o que passou a ser conhecido como Spaghetti Western. Através de uma trilogia de filmes, formada por Por Um Punhado de Dólares, Por Alguns Dólares a Mais e Três Homens em Conflito.
As fundações do novo gênero estavam estabelecidas e foram transmitidas pela trilogia de Leone, incluindo: Um cavaleiro solitário que não se preocupa com nada, exceto quando há dinheiro envolvido ou em um acerto de contas que resulta em um confronto final climático, para ver quem vai se apoderar do tesouro. Estas duas características foram utilizadas por diversos diretores e acabaram se tornando clichês com o tempo.

Entre 1963 e 1964 (Quando Sergio Leone filmava Por Um Punhado de Dólares), vinte e cinco Faroestes foram produzidos pelo estudio Cinecittà em Roma e em 1967, a produção anual cresceu para setenta e dois. Os Italianos utilizavam com frequência as planícies e desertos Espanhóis para ambientar seus filmes, pois estas regiões se assemelhavam a região fronteiriça entre México/EUA. Os vilarejos e cidades construídos para os filmes eram cercados por casas abandonadas e pequenos vilarejos Mexicanos.

Com este ambiente estagnado e abandonado, os diretores criaram personagens para combinar com estes vilarejos. Criaram personagens violentos e homens que não se importam com nada. Podemos observar no rosto dos personagens características físicas marcantes, que enaltecem os perigos da região em que vivem.

Os Spaghetti estavam restritos exclusivamente a cultura do "machismo" predominante nas raízes da cultura Italiana. As histórias se restringem ao mundo masculino, no qual os homens se viram por conta própria, são ambientadas em cenários e espaços normalmente dominados por homens. Quando havia mulheres, eram prostitutas ou viúvas.

Os outros Sergios, Corbucci e Sollima, usaram o Spaghetti Western para comunicar suas idéias em relação aos problemas políticos encontrados em muitos países do Terceiro Mundo que, ironicamente se tornou a maior audiência deste tipo de Faroeste. Certos personagens ganahram notoriedade com o gênero e acabaram ganhando séries exclusivas de Spaghetti Western, entre eles se destacam: Django, Sartana, Ringo e Sabata.

Estes anti-heróis costumam se vestir com estilo, seja usando acessórios e uniformes do exército, vestindo sobretudo ou ponchos. Noramlmente suas vestes foram roubadas de algumas de suas vítimas. As armas também são sua especialidade, eles utilizam armas como escopetas de cano serrado, banjos que matam (além de outros instrumentos musicais customizados), além de Colt.45 e Rifles Winchester.

Uma arma na mão destes anti-heróis os torna invencíveis, mesmo que eles sejam capturados e torturados, o espectador sabe que eles serão mais espertos que o inimigo e que vão encontrar um modo de virar o jogo, através de suas habilidades especiais. Django é um bom exemplo para demonstrar como o universo dos Spaghetti Westerns se tornou prolífico e famoso. Django de Sergio Corbucci, apresenta Franco Nero como sendo um pistoleiro bruto, mal humorado e encrenqueiro. Um anti-herói cuja principal motivação é seu desejo de vingança.

Por volta de 1967, Hollywood estava investindo pesado nos Faroestes Italianos. A popularidade dos Faroestes de Leone não apenas ofereceram oportunidades para investirem na produção de Faroestes de Alto Orçamento, como também ofereceu muitas inovações no estilo de filmagem para muitos Faroestes Hollywoodianos bem sucedidos. Estes Faroestes Pós-1967, foram denominados de Neo-Westerns (alguns filmados no México e na Espanha).

Nenhum comentário:

Postar um comentário