terça-feira, 27 de abril de 2010

Sergio Leone e os Faroestes

Sergio Leone nasceu em Roma, no dia 3 de Janeiro de 1929. A primeira vez que entrou em um estúdio de cinema foi em 1941 nos estúdios da Cinnecitá em Roma, para ver o pai (Vincenzo Leone)dirigir um filme. Seu pai foi diretor artístico de muitos filmes mudo produzidos na Itália. Quando criança, crescendo em um período de repressão fascista, Leone começou a ver a América como um modelo de liberdade.

Todos os filmes de Faroeste de Leone, dizem respeito a força e ao poder da mitologia cinematográfica Americana e a forma com que esta mitologia retrata a dura realidade da vida adulta. Ele passou a chamar os seus filmes de "contos de fada para adultos". Seus filmes almejam capturar e oferecer ao público o que Leone sentiu quando assistia aos filmes de Hollywood quando criança.

Leone trabalhou como assistente de diretor em cerca de trinta e cinco filmes, entre eles: Quo Vadis, Helena de Tróia, Uma Cruz à Beira do Abismo, dentre outros. Seu primeiro grande filme foi O Colosso de Rhodes, no qual ele colocou o herói Americano (Rory Callohun) contra as performances de atores Italianos e Espanhóis. O Colosso, uma das Sete Maravilhas do mundo antigo, se torna na visão de Leone uma prisão política.



Em 1964, impressionado pelo filme Yojimbo de Akira Kurosawa, Leone dirigiu Por Um Punhado de Dólares. Filmado em Roma, em Madrid e nos desertos de Almería. Foram reaproveitados sets de filmagens de outros filmes e foi produzido com um orçamento limitado. Apesar do baixo orçamento, o filme teve um enorme sucesso de bilheteria. Por Um Punhado de Dólares se tornou o divisor de águas, criando um conto de fadas violento e realista na sua superfície e mitológico em seu núcleo.



No ano seguinte, com Por Alguns Dólares A Mais, o Estranho misterioso de Por Um Punhado se tornou um caçador de recompensas, um tipo de personagem muito explorado em uma série de Spaghetti Westerns nos anos 60. Estes filmes contradiziam a moral do Faroeste "clássico" Hollywoodiano, está nova idéia é apresentada após os créditos iniciais de Por Alguns Dólares A Mais:

Aonde a vida não tem valor, a morte, às vezes tem seu preço. Por este motivo surgiram os caçadores de recompensa.




Em seguida, em 1966 Leone dirigiu Três Homens em Conflito (The Good, The Bad and The Ugly), concluindo a trilogia dos Dólares. Em Três Homens em Conflito, a violência, sujeira e areia domina a tela, a Guerra Civil serve apenas como uma forma decorativa, os personagens vivem suas aventuras durante a Guerra Civil se metendo em
confusões com o Exército dos Confederados e com o da União.

Nenhum comentário:

Postar um comentário